Centro de Estudos em Economia e Meio Ambiente


O CEEMA é um centro de pesquisa interdisciplinar para o estudo de problemas econômicos e sócio-ambientais decorrentes de políticas, ações e mudanças locais e globais. O Centro está vinculado ao Departamento de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis.

O CEEMA está ligado a cursos de graduação e pós-graduação da FURG, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Ao desenvolver esses projetos, este Centro de Estudos alimenta o crescimento e melhor desempenho dos cursos de graduação/pós-graduação, propiciando, inclusive, uma dinamização no ambiente acadêmico.  No Laboratório de Estudos em Economia e Meio Ambiente- do CEEMA, estudantes/bolsistas de cursos de graduação desenvolvem os projetos, organizam textos para apresentação em eventos científicos, entre outras tarefas acadêmicas.

OBJETIVOS:

  • O CEEMA objetiva desenvolver pesquisa dirigida ao uso racional dos recursos naturais e gestão do sistema ambiental. Tem como meta subsidiar, através de suas pesquisas, a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento compatíveis com a sustentabilidade, assim como servir de centro formador de recursos humanos catalisadores de mudanças na relação entre sociedade e meio ambiente;

  • A abordagem do centro é interdisciplinar, integrando conceitos das ciências sociais e naturais e o conhecimento ecológico tradicional na análise de causas e consequências de problemas ambientais.

ATIVIDADES:

  • Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinares, nas áreas de estudo/atuação;

  • Prover suporte à tomada de decisão com relação ao uso de recursos naturais, servindo de órgão consultor para os diversos setores, tais como: governos (federal/estadual/municipal), universidades, órgãos públicos, empresas, comunidades;

  • Conduzir workshops, fórum de debates relativos às áreas de estudo/atuação;

  • Divulgar trabalhos realizados nas áreas estudo/atuação;

  • Elaborar cursos de curta duração nas áreas estudo/atuação;

  • Constituir um banco de dados das áreas estudo/atuação.